PÃO PIZZA FEITO COM MASSA DE CIABATTA
- DILMA DOCES E SALGADOS
- 22 de mar. de 2016
- 3 min de leitura



PÃO PIZZA FEITO COM MASSA DE CIABATTA
A ciabatta é um pão branco de origem italiana. Normalmente a sua receita inclui a preparação da biga ou esponja, que é uma mistura de farinha, fermentoe água algumas horas antes do preparo da massa propriamente dita. O seu nome vem do italiano para chinelo, em alusão ao seu formato achatado. Como na sua composição existe uma grande percentagem de água, este pão apresenta um miolo bem mole e aerado. O sanduíche feito com ciabatta é conhecido com panino (plural panini). INGREDIENTES FARINHA -------------- 1000 GR ÁGUA ------------------- 600 ML FERMENTO FRESCO -------- 30 GR SAL ------------------- 20 AÇÚCAR -------------- 10 GR MARGARINA ------------- 30 GR MELHORADOR -------- 10 GR
PREPARO
Em uma tigela coloque o fermento,o melhorador , o açúcar,uma parte da água . Misture com uma colher e deixe descansar por 10 minutos.
Coloque a manteiga e , vá acrescentando a farinha aos poucos , coloque a outra metade da água , o sal e vá sovando até que a massa não grude mais nas mãos. Sove bem. Deixe a massa descansar por 10 minutos ..
Modelagem do pão
Abra a massa , coloque o recheio que lhe agradar. Neste caso coloquei queijo e presunto , também usei frango desfiado com sazon de frango caipira , cebola , pimentão e tomate picado . Enrole e acomode em uma assadeira untada com manteiga. Deixe descansar por mais 1 hora.
Asse em forno pré - aquecido em 200º por 30 minutos.
Venda de Pães e bolos crescem 12,2%
A economia no Brasil continua em ascensão, a despeito da crise internacional. Um setor que ilustra este bom momento é o de pães e bolos industrializados que registrou aumento de 12,2% no faturamento do primeiro semestre de 2014 , na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 1,85 bilhão de reais. Quando analisado separadamente os pães industrializados tiveram alta de 4,7%, enquanto o de bolo teve crescimento ainda mais expressivo, de 14,5%. Os números são de pesquisa realizada pela Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, que representa também os setores de pães e bolos industrializados, em parceria com a consultoria Nielsen.
Entre os pães, o segmento que mais se destacou foi o de lanches, com 7,5%. A pesquisa também apontou que os produtos são negociados em 176 mil pontos de venda, bem difundidos entre todas as regiões do País. A exceção fica por conta do Nordeste, que mostra má distribuição. Já entre os bolos, as monoporções ganham força e atingem 11,9% de aumento, e contam com 140 mil pontos de distribuição, a maioria no Estado de São Paulo. O ganho foi alto na maior parte das regiões, exceto no interior de São Paulo e Grande Rio de Janeiro, únicas que apresentaram resultados negativos. Destaque para a região Sul, que teve aumento de 12,3% no segmento de pães e 30,8% no de bolos industrializados. A pesquisa também ressaltou o aumento da frequência de compra das classes C e D/E nos pequenos varejos, os chamados “cash and carry”, que detiveram,54% das compras no período. “O bom desempenho mostra que o segmento de pães e bolos industrializados acompanha a curva ascendente da economia brasileira e está seguindo as tendências de consumo como, por exemplo, interesse por novidades que atendam necessidades cada vez mais específicas e por produtos mais práticos”, afirma Cláudio Zanão, presidente da Abima. O estudo tem como cenário o crescimento de 4,2% no PIB brasileiro no 1º semestre, impulsionado pelo aumento da frequência de compra das classes C e D/E, que assumem papel fundamental no novo ciclo de expansão da economia brasileira. “Notamos que o brasileiro gosta de novidades. E agora tem dinheiro para experimentar”, finaliza o presidente.
Comments