OS DIFERENTES TIPOS DE AÇÚCAR
- Dilmas Doces e salgados em Geral Faça Eventos Fest
- 5 de abr. de 2016
- 3 min de leitura
Difícil pensar em algum momento feliz na cozinha e não ter nenhum doce no meio. Com propriedades preservativas e antioxidantes, o açúcar também ajuda na fermentação de pães e bolos, realça o sabor das preparações (Mas sem exagerar, ok?), ajuda a dar cor e umidade e traz felicidade instantânea a quem come um doce.
No mercado existem vários tipos diferentes de açúcar e cada um tem um uso diferente na confeitaria (além de adoçar).
Abaixo segue uma dica de açúcares para você consultar sempre que precisar!
Bom, antes de começar a falar dos diferentes tipos de açúcar, temos que subdividí-los em três tipos: GRANULADO, CRISTAL E AMORFO.
O Granulado tem cristais maiores (precisando de calor para sua dissolução), o Cristal são grânulos menores onde podem ser usado para todas as preparações e o Amorfo, como o nome diz, não tem um padrão certo de grãos (podendo ser muito pequenos e grandes no mesmo açúcar).
Vamos começar falando do açúcar mais puro possível: o MASCAVO.

Ele se caracteriza pela cor caramelo e mais umidade que os outros e seu sabor lembra a rapadura. Estas características são conseguidas depois de extrair do cozimento e cristalização do caldo de cana-de-açúcar. Sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio. Ainda se pode encontrar variações de cor (mais claro ou mais escuro).
Começando o processo de refinamento, temos o DEMERARA!

O açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, proporciona um sabor mais acentuado para as preparações.
O melhor do mercado é o UNIÃO NATURALE! O Naturale é um tipo de açúcar cristal de coloração caramelo levemente mais úmido, devido ao elevado teor de melaço de cana que envolve os cristais.
Após o refinamento quase completo, temos o CRISTAL OU GRANULADO.

O cristal é o açúcar em forma cristalizada, de grãos uniformes e transparentes, perfeito para preparar receitas, caldas e adoçar bebidas. Por passar por um refinamento leve, esse processo tira cerca de 90% dos sais minerais. Também pode ser encontrado em diversas cores, para o preparo de algodão doce, pipocas coloridas ou para confeitar docinhos.
Tem também o açúcar utilizado em 99,99% das receitas: o REFINADO!!!

Este é o açúcar branco mais comum nos supermercados. O açúcar refinado é usado em quase todas as sobremesas e bebidas. Não preciso nem falar da marca mais conhecida e tradicional, não é? O UNIÃO REFINADO é o único que é realmente branco, não empedra e proporciona uma diluição perfeita!!
Outro açúcar refinado e granulado que adoro é o DOÇÚCAR. Por ter cristais mais grossos, as caldas ficam mais brilhantes, açucaram com menos facilidade e além disso é forneável! Não derrete com o calor do forno e deixa um crocante delicioso em roscas e pães.
A UNIÃO também tem o UNIÃO PREMIUM, que é um açúcar refinado tipo exportação, com cristais brilhantes parecendo mini diamantes. É perfeito para adoçar bebidas (é o açúcar que vêm nos sachês em lanchonetes e padarias) e para confeitar doces e dar um brilho incrível!
E para finalizar, o Açúcar de CONFEITEIRO.

um açúcar extremamente fino que permite uma diluição perfeita (mesmo a frio). O verdadeiro açúcar de confeiteiro é composto 100% de açúcar e o ÚNICO do mercado é o UNIÃO GLAÇÚCAR. Todas as outras marcas de açúcar de confeiteiro são, na verdade, impalpáveis (que é o açúcar de confeiteiro acrescido de 3% a 5% de amido de milho).
Ele é perfeito para chantilly, glacês e polvilhar em cima de cookies e bolos.
Além destes tipos mais comuns, ainda é possível encontrar açúcares orgânicos, açúcares “light” (normalmente composto por sacarose e sucralose, adoça 2x mais que o açúcar), açúcares saborizados (baunilha, limão, especiarias) e até mesmo açúcar líquido (perfeito para a indústria e mixologia, pois dilui perfeitamente em qualquer preparação, além de ajudar a não cristalizar).
Com essas dicas de açúcares, agora não tem mais desculpa para não correr para a cozinha e fazer um doce, não é?
Tags: açúcar confeiteiro cristal demerara dicas mascavo refinado união
Comments